sexta-feira, 6 de junho de 2008

PRIORIDADES






Prioridades

Você já parou para pensar em como temos cada vez menos tempo? São tantas as atividades que acabamos abrindo mão de coisas que julgávamos imprescindíveis para nossa vida. Sem contar que, quanto mais velhos nós ficamos, mais rápido o tempo parece passar. E um dos problemas centrais dessa questão está no fato de nos tornarmos escravos de algo que deveríamos dominar.

Devemos notar ainda que no centro de toda essa confusão cronológica está a nossa relação com Deus. Assim, crendo que disponibilizamos o nosso tempo conforme o valor que atribuímos a cada coisa devemos tomar algumas atitudes:

Escolha suas prioridades em oração.

Nem todas as coisas que desejamos são realmente necessárias. Algumas necessidades são estabelecidas em função dos nossos desejos incontidos. A grande questão é que muitos desses desejos são oriundos de uma reflexão puramente egocêntrica, que não visa à glória de Deus. Quando Deus falou com Caim sobre o seu pecado, ele declarou: Gênesis 4:7 “Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.”. Antes de tomar qualquer decisão pergunte ao Senhor em oração: É isso que o Senhor quer para a minha vida?

Não permita que a sua vida com Deus se transforme numa rotina.

Boa parte da sensação da passagem do tempo está relacionada às rotinas que criamos. São tantos os comportamentos automatizados que as novas experiências se tornam cada vez mais raras. Quando somos crianças estamos sempre aprendendo algo novo e assim um dia parece bem grande. Quando adultos estamos tão concentrados em fazer o que já aprendemos que o nosso cérebro coloca tudo no “automático”. E, sem novas experiências, o tempo voa. Não há reflexão, não há crescimento e nem tampouco alegria na vida.

Deste modo nos lembramos o que Jesus disse sobre as crianças: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele.”. Acredito que como as crianças devemos nos esforçar para buscar sempre o novo. Novas experiências com Deus, a cada dia, numa vida de devoção sincera, oração intensa e consagração plena.

Tenha coragem para dizer não.

Esse terceiro tópico diz respeito à maneira como lidamos com as nossas próprias justificativas. Alguém disse que quando não queremos fazer algo qualquer desculpa serve. No entanto, quando sabemos que algo não é prioritário, mas inflama o nosso coração, achamos as justificativas mais pueris suficientes para fazer o que não devemos.

Se diante do Senhor algo não for entendido como prioritário, tenha coragem para dizer não!

Seja Determinado no cumprimento do que propor.

Nem sempre as coisas importantes serão buscadas com ardor. Aliás, devemos aprender a amar as coisas que realmente valem a pena. Paulo falava da sua vida de santidade diante de Deus como uma luta disciplinada, ao escrever aos 1 Coríntios 9:27, ele afirma “Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.”. Se o tempo com Deus for realmente importante lute para cumprir o que foi estabelecido em oração.

Bênçãos imensuráveis e uma sensação de satisfação ocuparão o coração e alma dos que dedicarem o seu tempo a Deus. No Senhor aprendemos, como disse o sábio, que haverá tempo para todos os propósitos de um coração que ama a Deus.


Nenhum comentário:

A Música no Culto https://www.youtube.com/watch?v=Z_Ymsok8Rm8&list=FLSKotnGlmPwvETenbnm-Irw&index=4&t=0s