sexta-feira, 30 de maio de 2008

MAIS COMIDA!


Mais Comida!

Já faz um tempo que vários estados e ONGs vem denunciando o problema da alimentação no mundo. Os recursos estão cada vez mais escassos e, na última semana, o Banco Mundial afirmou que nos últimos três anos os alimentos sofreram uma alta nos preços de cerca de 83%. Se não desenvolvermos uma política eficiente para produção e comercialização de alimentos em muito pouco tempo veremos nossos problemas assumindo proporções gigantescas.

Esta questão me fez lembrar que a história bíblica também já registrou momentos de crise alimentícia.

O livro de Gênesis, por exemplo, conta a história de José. Ele era um dos filhos de Jacó e, por conta de problemas com os seus irmãos, acabou sendo vendido como escravo aos ismaelitas, que por sua vez, o venderam ao Egito. Lá, na terra dos faraós, ele passou por muitas provas, mas, depois de interpretar um sonho de Faraó, que falava sobre anos de fartura e de fome, acabou sendo elevado à categoria de governador e, então, gerenciou com sucesso uma das maiores crises de alimento registrada na história bíblica.

Posteriormente, quando Moisés conduzia o povo de Israel para fora do Egito, no memorável êxodo, muitos reclamaram por comida. Houve entre os peregrinos os que desejaram retornar ao Egito e às suas panelas. No entanto, como prova do cuidado providencial de Deus, o alimento caia do céu – era o “maná” de Senhor.

Já no Novo Testamento a história registra um dos momentos mais marcantes do ministério de Jesus quando ele alimenta uma multidão. Milagre esse que aconteceu mais de uma vez! Numa das ocorrências, foi levado a Jesus cinco pães e dois peixinhos e a partir da sua intervenção foram alimentados cinco mil homens, sobrando ainda doze cestos cheios.

O que é interessante notar é que nas histórias bíblicas sempre houve alimento para quem precisou. Principalmente quando a fome que matava afligia também a alma.

Certa vez Jesus disse: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne.”.

A pior fome do ser humano é aquela que aflige a alma. Há entre nós os que vivem em extrema desnutrição espiritual. E se é triste ver alguém aflito por pão, muito pior é ver alguém morrendo sem Cristo.

Lutemos pelo pão, fruto do trigo, mas vivamos pelo verdadeiro pão, fruto do Cristo!


"Creio que não devemos nos esquecer das nossas responsabilidades sociais. Mas, se aquele que conhece o pão vivo, que é Jesus, se envolver na obra social sem o intento de libertar verdadeiramente o homem com a mensagem da salvação, não estará cumprindo o mandato de Jesus." Veja aqui o ensino de Calvino sobre a responsabilidade social da Igreja.


Nenhum comentário:

A Música no Culto https://www.youtube.com/watch?v=Z_Ymsok8Rm8&list=FLSKotnGlmPwvETenbnm-Irw&index=4&t=0s