quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

 

ESTUDO DIRIGIDO

 

Baseado na mensagem 16 de Fevereiro de 2025

 

2ª Co. 1.12

 

            A vida cristã é uma vida sem fantasias! Na introdução da mensagem de domingo usamos essa frase para nos referirmos a necessidade de sermos, efetivamente, novas criaturas, e não apenas vivermos aparentando algo.

 

            Na visão dos crentes de corinto havia uma dicotomia entre a vida de Paulo e a excelência do Evangelho. Eles acreditavam que sua vida sofrida, marcada por perseguições e provações, não era condizente com o glorioso Evangelho. A partir daí o atacavam por qualquer coisa!

 

            O verso que estamos estudando é uma resposta a essa falsa expectativa de quem acha que ser cristão é não ter problemas, sendo reconhecido apenas por suas aparente vitórias.

 

1. No texto Paulo fala que a sua glória é o testemunho de sua consciência. Qual a importância de você não se sentir acusado ou culpado de algo?

 

Uma consciência só pode ser transformada pela obra de Cristo -    Hb. 9.14 muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!

 

Esse testemunho tinha um fundamento, que será apresentado em três partes dentro do verso – Santidade e Sinceridade, desprovido da sabedoria carnal e revestido da graça de Deus, e marcado por um testemunho de vida.

 

2. Observe que a glória de Paulo não é fruto de um orgulho, mas de uma vida santa e sincera, que vem de Deus. O que é viver uma vida santa e sincera?

 

3. Paulo diz que não viveu de acordo com a sabedoria humana (carnal), mas assistido pela graça de Deus. Que elementos da sabedoria contemporânea você destacaria como opostos a sabedoria divina?

 

Veja um trecho da música dos Titãs

 

Toda pedra no caminho

Você pode retirar

Numa flor que tem espinhos

Você pode se arranhar

Se o bem e o mal existem

Você pode escolher

É preciso saber viver

 

A música parece sugerir que você precisa construir as suas próprias experiências.

 

A sabedoria humana é centrada no homem, a divina decorre do temor que temos dele.

 

4. Paulo termina o texto dizendo que a vida que levou diante dos crentes foi a mesma vida que levou diante do mundo. O Evangelho que nos transforma nos confere uma identidade que pode ser vista por todos. Que lição isso nos traz?

 

CONCLUSÃO

 

            A corrupção de nossos dias tem exigido, cada vez mais, uma postura clara dos que temem a Deus e amam a Jesus.

Um comentário:

Anônimo disse...

Deus abençoe nossas vidas para andarmos nos caminhos dEle

  ESTUDO DIRIGIDO   Baseado na mensagem 16 de Fevereiro de 2025   2ª Co. 1.12               A vida cristã é uma vida sem fantasi...