sexta-feira, 23 de maio de 2008

O SOBERANO DO HOMEM E O SOBERANO DE DEUS



O soberano no homem e o Soberano Deus

Essa semana li uma notícia na folha online que achei meio engraçada. A manchete dizia assim: “Superávit leva Lula a suspender fundo soberano”. Minha primeira reação, sem refletir e me aprofundar no tema foi: Que fundo soberano é este que pode ser suspenso assim, sem que ninguém tome conhecimento nem mesmo da sua existência? Por quê ele não fez uso da sua “soberania” para se manter? Brincadeiras à parte, a questão é técnica e econômica. Mas que ele (o fundo) não é soberano, isso não é!

A palavra soberano significa supremo, excelente, superior, e ressalta uma virtude que, na sua acepção mais pura, só pode ser atribuída à Deus.

Alguns momentos registrados na Bíblia mostram Deus como alguém que está acima de qualquer outro. No livro do profeta Isaías, por exemplo, ele diz: “Eu sou Deus e sempre serei. Ninguém pode escapar do meu poder e ninguém pode desfazer o que eu faço.". E o apóstolo Paulo também escreveu: “Mas quem é você, meu amigo, para discutir com Deus? Será que um pote de barro pode perguntar a quem o fez: "Por que você me fez assim?".”. Creio ser também importante, considerar as palavras de Davi que escreveu assim, no Salmo 93:

1 O Deus Eterno é Rei. Ele está vestido de majestade e coberto de poder. A terra está firme no seu lugar e não pode ser abalada.

2 Ó Deus Eterno, o teu trono está firme desde o princípio; tu sempre exististe.

3 Ó Deus Eterno, o mar profundo levanta a sua voz, o mar ergue a sua voz e ruge.

4 O Deus Eterno reina no céu com poder. A sua força é maior do que a fúria do oceano e mais poderosa do que as ondas do mar.

5 As tuas leis, ó Deus Eterno, merecem confiança, e o teu Templo é santo para sempre.

Não obstante, devemos lembrar que essa soberania do Senhor não o coloca numa posição de opressor, como os “senhores feudais” que oprimiam os seus “protegidos”, nem como o dono de escravos que ignorava o próximo como um ser humano, muito menos como os ditadores dos regimes de exceção que ainda afligem algumas nações.

Na sua soberania Deus requer dos seus o temor devido à santidade do seu nome, o que lhe é direito. Mas também se relaciona como um pai, sustentando ativamente aqueles que buscam o refúgio dos seus braços. Ele não os trata com desdém, mas como filhos recebidos em amor. E em Cristo Jesus, o Deus soberano ainda traz aos seus filhos a promessa de um dia viverem eternamente juntos.

O certo é que o Deus Todo-Poderoso jamais tem a sua soberania ameaçada. E é por isso que a Bíblia diz: “O nome do Deus Eterno é como uma torre forte para onde as pessoas direitas vão e ficam em segurança.”. Ele não é como uma medida econômica, que antes de nascer já pode morrer. Busque a presença de Deus e tenha uma nova sensação de segurança no único que é soberano de verdade!

Um comentário:

Anônimo disse...

Reverendo, você tem razão, este fundo não é soberano e nem pode ser qualificado como tal. E como é feito para homens e pelos homens, ele é efêmero, mais ainda, se considerarmos a nossa economia em formação.
Então, nada que seja secular pode levar a alcunha de “soberano”, muito menos “ser soberano”. Nem mesmo temporariamente ele pode “estar soberano”.
Nós cristãos devemos entender que soberano, somente um pode receber este nome: aquEle que possui e exerce a autoridade suprema, aquEle que tem grande poder, a saber : o SENHOR nosso Deus. Único! A Quem devemos toda honra e glória e temos toda segurança.
Amém!
Luiz Carlos

A Música no Culto https://www.youtube.com/watch?v=Z_Ymsok8Rm8&list=FLSKotnGlmPwvETenbnm-Irw&index=4&t=0s