
Mente Aberta!!!!
Você já deve ter encontrado alguém dizendo que é preciso ter a mente mais aberta, ouvir outras opiniões e ler autores que contradigam o seu ponto de vista. Eu já conheci alguns! A impressão que muitos me passaram é de insegurança. Eles não conseguem suportar a idéia de que alguém se satisfez com a verdade.
Naturalmente não estou sugerindo que a verdade não deva ser experimentada e provada. Mas afirmo que, negar que seja possível conhecer a verdade absoluta é simplesmente uma fuga moral e espiritual daqueles que têm medo de serem confrontados por ela.
Portanto, creio que admitir a existência de “várias” verdades é o mesmo que negar a possibilidade de algo ser verdadeiro. É como se em algum momento das nossas vidas nos víssemos incapacitados pela nossa ignorância. E, diante dessa incapacidade tentássemos remediá-la expondo as nossas dúvidas como se fossem respostas. Assim, entendo que “não acreditar que algo seja possível” ou que “determinada atitude Divina seja inconcebível” não anula a existência de uma verdade, apenas ressalta o quão distante estamos dela.
Para que conheçamos a verdade, tal qual ela é, precisamos nos livrar das angústias interrogativas do nosso coração. É como se precisássemos sair de nós mesmos para encontrá-la pura e íntegra. O que quero dizer é que podemos conhecer a verdade de fora para dentro e não da maneira tradicional, ou seja, de dentro para fora.
De dentro para fora encontramos apenas a elaboração das nossas dúvidas. Em muitos casos essa elaboração entorpece a mente e a fecha para a realidade. Mas, quando buscamos a resposta de fora para dentro, nossas dúvidas são confrontadas e resolvidas pelo impacto da verdade.
Mas a essa altura você deve perguntar: É possível conhecer a verdade de fora para dentro? E a resposta é afirmativa. O que precisamos é buscá-la na revelação que Deus faz de si mesmo. Porém, devemos ressaltar que essa busca da verdade em Deus não terá resultado se pelo seu Espírito Santo não formos conduzidos. Esse é o milagre da fé!
Para muitos, a fé é a resposta irracional de quem não quer submeter a verdade ao critério da prova. No entanto, nada é mais irracional do que viver sem respostas ou torturado pelas dúvidas. A verdade liberta, como disse Jesus: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” e também nos dá a paz, como declarou João: “E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranqüilizaremos o nosso coração; pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.”.
Se você tem a “mente aberta”, experimente o que Jesus pode ensinar!
3 comentários:
Oi pastor. O texto está bom. A condução das idéias foi muito feliz. Mas eu fiquei pensando uma coisa: qual público o senhor pretende atingir? A linguagem e a argumentação estão num nível acessível a poucos. Provavelmente um grupo pequeno terá condições de ler corretamente este texto. Não seria o caso de escrever os próximos com uma linguagem mais acessível? Eliezer.
Obrigada por esta Palavra. Veio responder alguns questionamentos pessoais. Marly.
Bela iniciativa. Deus continua a usá-lo, como certamente já o faz, para edificação do corpo de Cristo reunido sob sua condução. Se interessar, visite também www.pensamentocativo.blogspot.com
Também tem umas coisas boas lá... aliás, seu blog entra pra... lista... de blogs a ler!
Postar um comentário