quinta-feira, 8 de maio de 2008

MENTE ABERTA


Mente Aberta!!!!

Você já deve ter encontrado alguém dizendo que é preciso ter a mente mais aberta, ouvir outras opiniões e ler autores que contradigam o seu ponto de vista. Eu já conheci alguns! A impressão que muitos me passaram é de insegurança. Eles não conseguem suportar a idéia de que alguém se satisfez com a verdade.

Naturalmente não estou sugerindo que a verdade não deva ser experimentada e provada. Mas afirmo que, negar que seja possível conhecer a verdade absoluta é simplesmente uma fuga moral e espiritual daqueles que têm medo de serem confrontados por ela.

Portanto, creio que admitir a existência de “várias” verdades é o mesmo que negar a possibilidade de algo ser verdadeiro. É como se em algum momento das nossas vidas nos víssemos incapacitados pela nossa ignorância. E, diante dessa incapacidade tentássemos remediá-la expondo as nossas dúvidas como se fossem respostas. Assim, entendo que “não acreditar que algo seja possível” ou que “determinada atitude Divina seja inconcebível” não anula a existência de uma verdade, apenas ressalta o quão distante estamos dela.

Para que conheçamos a verdade, tal qual ela é, precisamos nos livrar das angústias interrogativas do nosso coração. É como se precisássemos sair de nós mesmos para encontrá-la pura e íntegra. O que quero dizer é que podemos conhecer a verdade de fora para dentro e não da maneira tradicional, ou seja, de dentro para fora.

De dentro para fora encontramos apenas a elaboração das nossas dúvidas. Em muitos casos essa elaboração entorpece a mente e a fecha para a realidade. Mas, quando buscamos a resposta de fora para dentro, nossas dúvidas são confrontadas e resolvidas pelo impacto da verdade.

Mas a essa altura você deve perguntar: É possível conhecer a verdade de fora para dentro? E a resposta é afirmativa. O que precisamos é buscá-la na revelação que Deus faz de si mesmo. Porém, devemos ressaltar que essa busca da verdade em Deus não terá resultado se pelo seu Espírito Santo não formos conduzidos. Esse é o milagre da fé!

Para muitos, a fé é a resposta irracional de quem não quer submeter a verdade ao critério da prova. No entanto, nada é mais irracional do que viver sem respostas ou torturado pelas dúvidas. A verdade liberta, como disse Jesus: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” e também nos dá a paz, como declarou João: “E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranqüilizaremos o nosso coração; pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.”.

Se você tem a “mente aberta”, experimente o que Jesus pode ensinar!

3 comentários:

Unknown disse...

Oi pastor. O texto está bom. A condução das idéias foi muito feliz. Mas eu fiquei pensando uma coisa: qual público o senhor pretende atingir? A linguagem e a argumentação estão num nível acessível a poucos. Provavelmente um grupo pequeno terá condições de ler corretamente este texto. Não seria o caso de escrever os próximos com uma linguagem mais acessível? Eliezer.

Anônimo disse...

Obrigada por esta Palavra. Veio responder alguns questionamentos pessoais. Marly.

Jônatas Abdias de Macedo disse...

Bela iniciativa. Deus continua a usá-lo, como certamente já o faz, para edificação do corpo de Cristo reunido sob sua condução. Se interessar, visite também www.pensamentocativo.blogspot.com
Também tem umas coisas boas lá... aliás, seu blog entra pra... lista... de blogs a ler!

A Música no Culto https://www.youtube.com/watch?v=Z_Ymsok8Rm8&list=FLSKotnGlmPwvETenbnm-Irw&index=4&t=0s