
Ainda hoje eu falei com Ele!
Ultimamente tenho prestado mais atenção no desenvolvimento do meu filho. Acontece cada coisa engraçada! Além das palavras novas, do interesse por carros e de tantas outras coisas próprias da idade, ele vive pelos cantos conversando sozinho com os brinquedos. Ele pergunta e logo em seguida responde. E o diálogo tem entonações diferentes e respostas adequadas. Seria um diálogo perfeito, não fosse o fato dele estar sozinho.
Foi então que percebi que mesmo depois de adulto eu mesmo já me peguei conversando comigo mesmo: “Será que eu devo ir? Não, acho melhor esperar um pouco; Será que devo fazer: Talvez;” e às vezes, esses “diálogos” da consciência ganham sons e alguém pergunta: Você falou comigo? E eu respondo: “Não, só estava pensando alto”.
Tudo isso nos leva a refletir sobre os momentos em que conversamos com Deus e que parecem monólogos ou diálogos da consciência. Nos debruçamos diante do SENHOR, declaramos nossa queixa e nossa esperança e tudo o que parece ecoar é a voz da consciência dizendo: “Ele não está ouvindo”. Então, o ceticismo e a falta de esperança que acompanham a muitos poderiam, numa hora como essa, sugerir que é inútil falar com Ele.
Sei que a oração não pode ser apenas uma verdade conceitual. No entanto, devemos entender que construímos nossa vida de oração a partir do momento em que voltamos às Escrituras e nela encontramos um Deus pessoal, que se relaciona conosco.
Na Bíblia temos alguns exemplos belíssimos e inspiradores. Quando, por exemplo, Davi colocou-se diante do Senhor suplicando por livramento, ele disse: Salmo 40:1 “Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.”. Certamente foi essa resposta divina que inspirou o salmista a também declarar: Salmos 63:1 “Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água.”. No livro do profeta Jeremias Deus também disse: Jeremias 33:3 “Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.”, já no Novo Testamento o apóstolo Pedro declara a palavra do Senhor assim: 1 Pedro 3:12 “Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas,[...]”.
Ainda hoje eu falei com ele, e tenho sido cada vez mais convencido de que não estou conversando comigo mesmo.
Como é bom falar com o SENHOR sabendo que ele nos ouve! Não continue essa leitura sem parar agora para falar com Ele. Ele está te ouvindo!