segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A Igreja depois da Ressurreição


No último domingo pudemos estudar sobre a Igreja depois da ressurreição. Nossa proposta era considerar algumas das bases da igreja evangélica. Acreditando ser oportuna a reflexão em torno do assunto, resolvi postar o estudo aqui para aprecação dos meus leitores. Fique a vontade para fazer seus questionamentos.

A Igreja depois da Ressurreição

Texto: Atos 1:6-14

Introdução.

Se coubesse a você a responsabilidade de organizar uma Igreja como ela seria?

Neste estudo veremos como era a Igreja que estava nascendo depois da ressurreição e ascensão de Cristo.

Contexto.

Depois da ressurreição de Jesus a Escritura nos diz que ele ainda permaneceu 40 dias com os discípulos falando-lhes das coisas concernentes ao reino de Deus (At. 1:3). Este tempo que Jesus permaneceu com os discípulos foi extremamente importante como preparação para o início do ministério da Igreja Primitiva e principalmente do avanço missionário sob a coordenação dos apóstolos.

O livro de Atos é o livro que conta a história do crescimento do Evangelho desde Jerusalém até Roma. Nele vemos um destaque especial sobre o ministério de Pedro e , principalmente, sobre o ministério de Paulo. Já pudemos perceber que no livro encontramos um destaque especial ao ministério do Espírito Santo sobre a vida da Igreja. Por isso alguns estudiosos têm chamado este livro de Atos do Espírito Santo.

No começo do livro Jesus diz aos seus discípulos que não se ausentassem de Jerusalém até que a promessa de derramamento do Espírito fosse cumprida sobre suas vidas. Então, na seqüência da narrativa de Lucas podemos perceber uma breve descrição de como seria a Igreja que estava nascendo.

Podemos dizer que neste estudo veremos algumas das bases da Igreja primitiva. Assim sendo, nosso tema é: Bases para uma Igreja Evangélica. Usamos esta terminologia porquê acreditamos que a Igreja primitiva nasce da mensagem do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Desenvolvimento.

I) Uma Igreja com um comissionamento missionário. Vs. 8.

A primeira base de uma Igreja está registrada no verso 8.

Este verso é conhecido pela promessa de derramamento do Espírito Santo.

Os discípulos já haviam questionado ao Senhor sobre a restauração de Israel que ainda vivia sob o domínio do império romano. A isto o Senhor responde com uma referência à questão da segunda vinda, creio eu que com o intuito de preparar os discípulos para o grande trabalho que tinham pela frente, além disso sua preocupação era mostrar-lhes que o reino de Deus se manifestaria de um forma muito mais gloriosa do que a que eles esperavam (sem mencionar o fato de que Cristo reprova qualquer especulação quanto as datas da segunda vinda). Assim, Jesus diz: Ato 1:7 … Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade;”. Depois, no verso 8 ele diz (leia o verso). A expressão “descer sobre vós” poderia ter sido traduzida como “vir sobre vocês”. Ou seja, Jesus estava lhes dizendo que o Espírito Santo seria derramado sobre a Igreja de tal forma que eles seriam capacitados a testemunhar, ou seja, eles receberiam o vigor ou poder do Espírito Santo vindo sobre eles para pregar o Evangelho. Então aprendemos que a primeira base da Igreja primitiva é que ela é uma Igreja com um comissionamento missionário. Naturalmente, todos perceberam que este comissionamento é apresentado junto da idéia de capacitação pelo poder do Espírito Santo.

Creio que podemos entender que não se pode pensar em Igreja sem pensar na sua vocação missionária. No texto, esta vocação também é apresentada em termos de urgência (tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia, Samaria e até os confins da terra).

Este comissionamento missionário ainda permanece sobre nós. E cada um de nós como membros do corpo de Cristo deve buscar o cumprimento desta missão.

Como podemos hoje cumprir esta vocação? Qual o papel do crente dentro deste ministério?

II) Uma Igreja com uma esperança escatológica. Vs. 11.

A segunda base podemos encontrar no momento em que acontece a ascensão de Jesus. O texto diz que depois que Cristo disse estas palavras ele foi elevado às alturas. E, enquanto isto, os discípulos o olhavam fixamente. Deve ter sido um momento muito especial para os discípulos. Naturalmente não entraremos na discussão do significado doutrinário da ascensão de Jesus, pois nosso objetivo é destacar algumas das bases daquela Igreja que nascia. Enquanto olhavam para o Senhor, dois varões vestidos de branco lhes disseram: - vs. 11 “… Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.”. Uma das primeiras perguntas que eu me fiz foi: Por que será que eles o olhavam tão fixamente? Sabemos que era um olhar atento, mas também podemos dizer que era um olhar de quem estranhava o que estava acontecendo. Mas o nosso ponto está nas palavras dos varões vestidos de branco. Eles disseram que Jesus voltaria. Aqui aprendemos que a Igreja primitiva era uma Igreja com uma esperança escatológica. E esta é a segunda base de uma Igreja.

Em teologia quando se fala em escatologia estamos falando da doutrina das últimas coisas. Sabemos, por exemplo, que o livro de Apocalipse, um dos textos escatológicos das Escrituras, tem um forte teor confortador para a Igreja. E entender isto é importante neste momento. Jesus já havia dito que os seus discípulos seriam perseguidos, alguns seriam presos e até mesmo mortos. Era necessário que a Igreja entrasse naquela missão com uma esperança. E a esperança era: Ele voltará!

Existem outras indicações nas Escrituras de que Jesus iria para junto do Pai e voltaria segunda vez. Veja Jo. 14:1-3 e 18.

Qual a importância desta esperança para nós hoje?

III) Uma Igreja com um espírito de comunhão. Vs. 12-14.

O último aspecto que queremos destacar como uma das bases da Igreja Primitiva, que também serve de base para nossas Igrejas hoje, está nos versos 12-14.

Depois que Jesus subiu eles voltaram para Jerusalém onde aguardariam o derramamento do Espírito Santo. Veja o plural dos verbos a partir do verso 13. Ali entraram, subiram e ali reuniam. Portanto, estavam todos juntos. No verso 14 ainda vemos Atos 1:14 Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.” A palavra “unânimes” significa que eles estavam com uma só mente e com um só propósito. Assim vemos que a Igreja primitiva era uma Igreja com um espírito de comunhão.

Este espírito de comunhão ficou ainda mais evidente na seqüência da narrativa de Atos. Veja At. 2:42-47.

O que podemos entender é que a comunhão sempre foi um preceito de Deus para a vida da sua Igreja. Quando lemos o Sl. 133 isto fica muito claro. Paulo fala muito sobre este tema quando escreve aos Filipenses. Veja Filipenses 1:27 “Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica;”. Isto não significa que não havia problemas na Igreja Primitiva, os apóstolos lutaram muito naquela Igreja para resolver os problemas doutrinários, para disciplinar os que erravam, mas a despeito de todos estes problemas havia comunhão e união.

No entanto, é importante ressaltar que esta comunhão passava pelo reconhecimento do senhorio de Cristo e pelo temor do Senhor. Isto fazia daquela Igreja uma igreja viva.

Podemos dizer que uma Igreja que vive esta unidade é uma Igreja abençoada por Deus.

Conclusão.

Nós também precisamos buscar nas Escrituras bases sólidas como estas que podem ser encontradas na Igreja primitiva e assim prosseguirmos no ministério que o Senhor tem nos dado como sua Igreja.


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