sexta-feira, 29 de agosto de 2008

A PROFUNDA SIMPLICIDADE DA FÉ


A profunda simplicidade da Fé


Existem coisas que parecem tão óbvias e previsíveis que se torna quase impossível acreditar na sua eficácia. Você já deve ter recorrido àquelas receitinhas da vovó, que não tinham absolutamente nada de científico, mas funcionavam como os mais testados e aprovados medicamentos. Alguém disse que a sabedoria popular é preciosa. No entanto, quanto mais complexas se tornam as questões discutidas maior o ceticismo em torno das soluções simples.
Pensando sobre essa questão nos vemos envolvidos com a discussão sobre a fé. As Escrituras a definem como um elemento imprescindível para agradarmos ao Senhor e também como a certeza de coisas que não se vêem mas que se esperam. E assim, relacionar questões eternas a um elemento que parece tão subjetivo tem se tornado um dos maiores obstáculos ao homem contemporâneo.
Diante disso devemos considerar três coisas:
Primeiramente devemos lembrar que a fé um elemento espiritual de origem divina. Nas Escrituras aprendemos que a fé é uma dádiva de Deus (At. 13:48, Ef. 2:8, Rm. 1:8), quando a exercemos o fazemos em razão da graça do Senhor derramada sobre nossas vidas. Por isso, os esforços intelectuais são inúteis e incapazes de perscrutar mistérios divinos.
Segundo, devemos lembrar que a fé extrapola, em virtude da sua natureza, os limites da razão. Com isso não estamos sugerindo que a fé seja irracional, mas ela é supra-racional, ou seja, suas percepções podem ir além do que a razão pode conceber, e tudo isso como fruto da vontade de um Deus que quer se revelar.
Terceiro, devemos lembrar que é a simplicidade da fé que atesta a nossa profunda confiança em Deus. Se pudéssemos racionalizar todas as circunstâncias, o mérito de crer seria totalmente nosso. Deus nos tem chamado a crer mesmo quando não há evidências.
Ter fé não significa desenvolver uma habilidade natural, mas ser alvo da graça do Senhor que nos permite vislumbrar realidades espirituais que só fazem sentido na nova vida.
Se você tem crido no Senhor, Amém! Se ainda tem dúvidas, ore, pois só o Senhor pode nos esclarecer, pela fé, acerca das riquezas imensuráveis da eternidade.

Nenhum comentário:

A Música no Culto https://www.youtube.com/watch?v=Z_Ymsok8Rm8&list=FLSKotnGlmPwvETenbnm-Irw&index=4&t=0s