sexta-feira, 22 de agosto de 2008

E NÃO VOS CONFORMEIS




E não vos conformeis com este século


As mudanças do mundo são cada vez mais rápidas, e o pensamento de uma época sofre transformações profundas. No entanto, um dos grandes problemas dos nossos dias é que muitos desses pensamentos, por causa da sua fundamentação rebelde e iníqua, acabam influenciando cristãos incautos e levando-os para longe da vontade de Deus.
Quando o apóstolo Paulo escreve sua carta aos romanos, uma das suas grandes preocupações é mostrar aos seus leitores a necessidade de considerarem as transformações do seu tempo e evitaram as suas influências. O apóstolo sabia que o “esquema” do mundo tem como propósito desviar os crentes do cerne da vontade do Senhor.
Basicamente, a estratégia do “esquema” de pensamento do mundo contemporâneo quer nos levar a três erros graves, os quais passo a descrever a seguir:
a) O primeiro erro é o da “indiferença”: Muitos já não se preocupam em ser uma voz profética e contrária ao que está aí. Simplesmente vêem o erro diante deles e, em muitos casos, fingem que nada está acontecendo;
b) O segundo básico, a que este mundo quer nos conduzir, é o da aceitação tácita, ou sem grandes questionamentos, dos princípios de um mundo rebelde. Hoje, muitos crentes admitem determinados comportamentos que, sem perceber, acabam afrontando preceitos claros das Escrituras Sagradas, como, por exemplo, a desobediência quanto à guarda do dia do Senhor. Para muitos já não parece tão necessário guardar o dia do Senhor;
c) O terceiro erro, que se constitui num grave desastre para a vida do crente, é o da absorção dos princípios deste mundo. Primeiro, nos tornamos indiferentes, depois os aceitamos sem grandes questionamentos e por último, se não formos cautelosos, nos tornaremos defensores dos padrões deste mundo.
Assim, diante de tantos perigos, lemos a exortação do apóstolo que diz: “Não vos conformeis com este século”. Irmão, tem se tornado cada vez mais urgente a necessidade de conhecermos melhor os valores das Escrituras e os usarmos como um contraponto ao que está ai. Precisamos confrontar o mundo com os valores de Deus.
Você tem tido essa preocupação? Pense seriamente nisso!

ps - Esta reflexão é fruto de um módulo sobre cosmovisão reformada, que realizei no CPAJ em SP.


Para um pouco mais de detalhes sobre cosmovisão - clique aqui.

Nenhum comentário:

A Música no Culto https://www.youtube.com/watch?v=Z_Ymsok8Rm8&list=FLSKotnGlmPwvETenbnm-Irw&index=4&t=0s