quarta-feira, 23 de abril de 2008

PAIS E FILHOS


PAIS E FILHOS



Estátuas e cofres E paredes pintadas Ninguém sabe o que aconteceu... Ela se jogou da janela Do quinto andar Nada é fácil de entender...
(…)
É preciso amar as pessoas Como se não houvesse amanhã Por que se você parar Prá pensar Na verdade não há...
(trecho da música do Legião Urbana)

Aprendi desde muito cedo que a família é a célula matter da sociedade. No entanto, os destemperos da sociedade contemporânea parecem sugerir que esta célula entrou em colapso. Agora, mais uma dúvida assalta o coração ferido da família moderna: Como deve ser o relacionamento entre pais e filhos?

Recordando as coisas “lá de casa” lembrei de três palavras importantes: Respeito, amor e disciplina.

Ah, vocês precisavam ouvir o assobio do meu pai. Aquele som era mais imponente que o de um árbitro de futebol. O som forte parava a pelada dos moleques na hora. Sem contar que ele nunca soava mais de uma vez. Ninguém em casa ousava levantar a voz e os olhos pra ele. Ele era (e é) o pai. E como eu costumava cantar quando pequenino, ele era “meu herói, meu bandido”. Esse era o respeito que devíamos ao homem que levantava todos os dias bem cedinho só pra cuidar da gente.

Por outro lado como era doce a voz da mãe (até hoje). No aperto das resposabilidades escolares era ela quem socorria. Na hora dos pedidos mais constrangedores (pedir dinheiro pro pai), era ela quem pedia. E quando o meu ¼ do salário terminava, era ela quem completava. Além disso era o colo dela que a gente procurava quando doía e quando sorria. Isto era amor.

Mas os dois nunca se esqueceram da disciplina. Algumas poucas vezes vimos as “havainas” pelo lado de baixo e outras vezes sentimos o peso do olhar de repreensão (ah, como esse doía). Mas aquelas coisas foram fazendo da gente (meus irmãos e eu) homens honrados, graças a Deus.

As vezes desejo que meu filho sinta as mesmas coisas que senti quando criança. Meus pais, como eles? Pouquíssimos!

Salomão, filho de Davi “A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.”

Paulo – “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.”

Um comentário:

Anônimo disse...

Viva a tecnologia que encurta as distâncias e proporciona verdadeiros alimentos à alma!!!!! Que o Senhor possa postar muitos textos e saciar a fome espiritual de saudosos sul-mineiros...
Abraços afetuosos a toda a família. Deus os abençoe!
Marina Fernandes - Itajubá-MG.

A Música no Culto https://www.youtube.com/watch?v=Z_Ymsok8Rm8&list=FLSKotnGlmPwvETenbnm-Irw&index=4&t=0s