sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O AFASTAMENTO DA CEIA, COMO INSTRUMENTO DE DISCIPLINA, É BÍBLICO?


Estas são minhas primeiras reflexões sobre o tema. Acredito que ela pode, pelo menos, fomentar uma discussão mais substancial. Por isso, leia o artigo e apresente sua opinião com base na análise séria das Escrituras.


INTRODUÇÃO



Um dos temas menos discutidos na Igreja contemporânea é o da disciplina eclesiástica. Certamente, boa parte desta apatia diante do tema se deve a permissividade de nossos dias aliada a uma pseudo tolerância. Como filhos da Reforma Protestante precisamos resgatar não apenas a discussão como também desenvolvê-la à luz dos ideais da Reforma, que sempre volta às Escrituras quando um tema precisa ser provado por ela.
Assim, neste trabalho procuraremos discutir o tema da suspensão da comunhão da Ceia do Senhor como método disciplinar e, para tanto, analisaremos o desenvolvimento do pensamento na história da igreja, a interpretação dos principais reformadores e o estudo das Escrituras na discussão do tema.
Certo de que essa é uma discussão que tem escapado da maioria dos reformadores, que praticamente aceitaram a questão como um ponto pacífico, adentramos no tema com temor e tremor, na esperança de fornecer uma pequena contribuição para futuros desenvolvimentos do pensamento acerca da disciplina eclesiástica.
Que a leitura desse artigo contribua para o início de uma discussão ainda incipiente.

* Se você deseja ler o texto na íntegra envie um email para cleversongilvan@gmail.com

Nenhum comentário:

A Música no Culto https://www.youtube.com/watch?v=Z_Ymsok8Rm8&list=FLSKotnGlmPwvETenbnm-Irw&index=4&t=0s