sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

OLHANDO NA DIREÇÃO CERTA


OLHANDO NA DIREÇÃO CERTA



Na última semana o mundo parou para acompanhar a posse do novo presidente americano Barack Hussein Obama. Nas palavras de um jornalista: “Poucas vezes o mundo todo esperou tanto de um homem só.”. Essa expectativa quase “messiânica” colocada sobre o presidente nos faz pensar na cegueira espiritual do homem, que o impediu de contemplar a verdadeira esperança quando ela se revelou ao mundo.
Nas Escrituras Sagradas algumas vezes somos exortados a olhar para um lugar só e todas as vezes que isso acontece o foco é sempre o mesmo.
Em Isaías o profeta nos diz que devemos olhar só pra Deus: Isaías 45:22 “Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.”. Deus não admite que dividamos nossa esperança com outros “deuses”. Ele sempre se apresentou como o único Deus, aquele que deve ser adorado e buscado com exclusividade. Afinal de contas, todas as coisas pertencem a Ele e existem para Ele.
Já no Novo Testamento, quando o escritor da epístola aos Hebreus exortava a Igreja a permanecer firme, sua palavra era: Hebreus 12:1-2 “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.”. Assim, somos admoestados a viver a nossa vida contemplando apenas o Senhor Jesus, a razão da nossa esperança e a motivação da nossa vida.
Por outro lado, mesmo entendendo que somos ensinados a olhar para Deus, as Escrituras também ensinam que Ele olha para nós. Em Provérbios está escrito: Provérbios 15:3 “Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.”, e mais especificamente aprendemos que ele nos olha com compaixão. Certa vez, quando os discípulos ficaram apreensivos diante da mensagem que fala sobre a impossibilidade do homem salvar-se, Jesus, misericordiosamente olhou para eles e disse: Mateus 19:26 “Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível.”.
Assim, enquanto o mundo perdido olha esperançoso para Obama, o verdadeiro crente sabe que deve olhar só para Jesus, que em sua infinita misericórdia contempla os seus filhos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Pr.Cleverson!
Já que o Obama foi citado(embora a mensagem não trate dele,obviamente),o senhor conhece o filósofo Olavo de Carvalho? Pergunto,pois ele escreve "algumas coisas" sobre o presidente dos EUA,no mínimo,muito interessantes.Quando tiver um tempo,visite a sua página na internet.
Quanto a mensagem,parabéns.
Um grande abraço!Fique com Deus!

A Música no Culto https://www.youtube.com/watch?v=Z_Ymsok8Rm8&list=FLSKotnGlmPwvETenbnm-Irw&index=4&t=0s